O melhor hábito que alguém pode possuir

xr:d:DAF_4z_9FCo:2,j:5466666137294736248,t:24031819

Quando alguém nos diz para criarmos bons hábitos, provavelmente em toda lista ou em grande parte delas, a leitura está inclusa. E não é coincidência, é fato que a leitura é sim um dos melhores – se não o melhor – hábito para alguém praticar.

Se lemos 1 hora por dia ou apenas 5 minutos, estamos exercitando nossa mente, adquirindo experiência e conhecimento. Independente se é lido romance, ficção científica ou desenvolvimento pessoal, é fato que o simples ato de ler um livro pode ser o maior aliado para a saúde mental a longo prazo.

 

QUALQUER LEITURA É VÁLIDA?

Se é pelo computador, celular ou TV, estamos lendo o tempo todo; e isso tem a ver com a condição de que a escrita se tornou nosso principal meio comunicativo. E a partir desse último ponto que surgiu um problema crescente e verdadeiro nos dias de hoje.

Devido às redes sociais principalmente, nós estamos sempre expostos à leitura. Lemos fofocas, mensagens de amigos nos convidando para uma festa, e-mails de clientes e colaboradores reclamando ou pedindo algo e noticiários trágicos ao meio dia. Quando sobra tempo para lermos algo que realmente pode ser benéfico para nós – como um livro ou artigo importante – estamos tão carregados de informações que absorvemos durante o dia que simplesmente não temos a vontade genuína de abrir um livro.

Estar exposto a todo esse excesso de informação pode ser prejudicial – mas eu estou lendo, não? – de fato, está. Mas o que queremos pontuar é a qualidade da leitura que estamos expostos que faz a diferença. Ler inúmeras postagens do seu artista favorito durante horas no Instagram não tem o mesmo impacto saudável que ler um livro, mesmo que seja pequeno.

 

COMO CRIAR O HÁBITO DA LEITURA (VERDADEIRA)

Assim como qualquer outro hábito que queremos incluir em nossa rotina, devemos praticá-lo aos poucos. Se você nunca pegou em um livro e de um dia para o outro resolveu ler 40 páginas de O Príncipe, você se frustrará e achará que aquilo não é para você.

Hábitos devem ser compreendidos e realizados de forma simples e sem muito esforço cognitivo até que eles sejam formados.

Veja alguns passos simples para iniciar na leitura:

 

TORNE-A FÁCIL

Comece fácil, leve em consideração 3 questões antes de iniciar um livro:

  • O assunto é de seu interesse?
  • A leitura é fácil e agradável?
  • O livro é curto?

Se a resposta for sim para todas elas, com certeza será um bom livro para iniciar esse novo hábito. Seja humilde em admitir que você está começando agora; não prejudique sua evolução por ego.

Não preocupe-se em ficar horas a fio lendo, uma hora você sobrecarregará e não entenderá mais o que está lendo, mesmo que o livro seja fácil. Como disse no início, se a leitura é de 1 hora ou 5 minutos, ela ainda é leitura e já está sendo benéfica para você.

 

LEITURA ATIVA

Outro ponto muito importante é a forma como lemos, pois, apesar de folhar as páginas até o fim ser um começo para a leitura, tente colocar em prática a leitura ativa, principalmente se forem livros de autodesenvolvimento. Anote, destaque, resuma e avalie se for possível os livros lidos.

Além de fazer com que você absorva o conteúdo muito melhor, faz com que seu sistema de recompensas seja alimentado.

 

PRATIQUE-A 

A leitura, ao contrário do exercício físico, pode ser praticada todos os dias no início até que seja formado o hábito. Se não é possível ler todos os dias, leia pelo menos na maioria dos dias da semana.

Defina um horário confortável para isso e com menos barulho possível; deixe o livro (marcadores e um caderno em caso da leitura ativa) prontos para quando chegar a hora, você só se preocupar em iniciar. Isso dará mais motivos para você praticá-la.

Prepare o ambiente para que não haja distrações e se possível, deixe o celular em outro cômodo para que você não perca o foco.

 

RECOMPENSE-A

Como o hábito no início não está formado, consequentemente ele demandará um maior esforço para ser realizado. Por isso, não se sinta mal em usar recompensas extrínsecas para sua motivação aumentar. Permita-se, depois da leitura, entrar nas redes sociais um tempinho, assistir uma série ou jogar vídeo game.

Mas cuidado! Recompensas extrínsecas podem ser muito fortes, tornando-as as principais motivadoras para realizar uma ação. A partir do momento que você lê só para poder usar as redes sociais o resto do dia, sua mente está focada na recompensa errada.

 

QUER SABER MAIS COMO MELHORAR SEUS HÁBITOS?

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber mais desses conteúdos direto no seu e-mail. Ficaremos felizes em ajudar você a buscar a sua melhor versão!

Nos encontramos por aqui. Até mais!

Categories: Hábitos

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *