O ingrediente para a saúde a longo prazo

Você já deve ter ouvido falar no termo VO₂ Max ou Volume de Oxigênio Máximo. Caso nunca tenha ouvido falar, é um termo que representa a capacidade aeróbica de um indivíduo; tecnicamente falando, isso representa o volume de oxigênio que podemos consumir (transportar) durante um exercício físico, mais especificamente exercícios cardiorrespiratórios como corrida, ciclismo ou natação, por exemplo.

 

Sabendo disso, no artigo de hoje nós vamos falar como essa indicação é essencial para quem busca ter uma vida saudável a longo prazo.

 

O QUE A CIÊNCIA DIZ

Um dos maiores divulgadores do VO₂ Max e de maior relevância atualmente é Peter Attia, cirurgião oncológico e autor do best-seller Outlive: A arte e a ciência de viver mais e melhor. 

 

No mesmo livro, ele fala como condicionarmos nosso corpo ao exercício físico pode melhorar nossa qualidade de vida a curto, médio e longo prazo. O autor mostra diversas pesquisas de comparação entre pessoas ativas e pessoas sedentárias, onde é avaliado sua qualidade de vida ao decorrer dos anos.

 

Um dos dados que temos é que sermos saudáveis fisicamente não interfere na longevidade, o que para muito pode acabar sendo uma incógnita.

Por exemplo, uma pessoa de 75 anos que pratica exercícios físicos desde sua juventude não viverá mais que uma pessoa da mesma idade que sempre negligenciou essa parte da vida.

Por outro lado, a qualidade de vida da primeira pessoa é infinitamente melhor, sendo ela física, psicológica e até mesmo sexual.

 

Exercícios Físicos para Melhorar o VO₂ Max

De forma geral, qualquer prática de exercício físico é recomendada, e que seja praticada pelo menos 3x na semana, sendo elas a musculação, crossfit, futebol, corrida ou até mesmo uma caminhada.

Mas as práticas que mais ativam nosso VO₂ Max são corridas, natação e ciclismo. Isso porque são esses exercícios que mais demandam bombeamento de oxigênio em sua prática, onde o VO₂ Max geralmente é ativado a partir da Zona 2 (clique aqui para saber como funcionam as zonas de intensidade).

 

Lembrando que não é necessário praticá-las todos os dias, se não for do seu interesse. Como citado anteriormente, 3x na semana é o suficiente para manter uma vida física saudável.

 

A Importância do Fortalecimento e Alongamento

Como esses exercícios (corrida, natação e ciclismo) costumam demandar mais oxigenação em sua prática, além da intensidade corporal repetitiva, é necessário antes de iniciá-los realizar o fortalecimento dos membros.

São válidos fortalecimentos de aquecimento antes da prática, e na academia, onde é possível treinar os membros inferiores e posteriores de forma mais específica.

 

Além do fortalecimento, é indispensável também o alongamento. Onde você deve realizar exercícios que alonguem toda a sua estrutura corporal.

Com o fortalecimento e alongamento em dia, você diminui drasticamente o risco de lesões e dores indesejadas, além da sua performance evoluir muito mais rápido.

 

 

QUER SABER MAIS COMO SE EXERCITAR MELHOR?

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber mais desses conteúdos direto no seu e-mail. Ficaremos felizes em ajudar você a buscar a sua melhor versão! Nos encontramos por aqui. Até mais!

 

 

 

Categories: Hábitos

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *