Somos donos do nosso próprio destino?

Certamente você já ouviu ou até mesmo falou para alguém sobre a palavra destino. Muitas pessoas costumam confundir escolhas a esse termo muito famoso e difundido no mundo todo, e muitas vezes crêem cegamente nele. Mas existe um pensamento filosófico que acreditamos fazer mais sentido para nós, caso você ache que o destino não está sendo muito honesto com você.

 

Jean Paul Sartre, escritor e filósofo francês, é tido como o pai do existencialismo, um modo de pensar que vai contra muitas coisas das quais sempre ouvimos por aí, seja dentro de casa, na escola, na faculdade ou em ambientes religiosos. Sartre defende que A existência precede a essência”, ou seja, precisamos existir primeiro para depois dar sentido à nossa vida. 

 

Apesar de muitas pessoas condenarem esse pensamento dizendo que é uma filosofia angustiante e amarga, de forma otimista, podemos retirar dela um aprendizado muito importante que pode ser aplicado em nossa vida em momentos onde nos encontramos perdidos ou até descrentes.

 

O MUNDO DAS RESPONSABILIDADES

 

Continuando o pensamento de Sartre, o mesmo defende que O homem está condenado a ser livre. Esse pensamento explica que todos nós somos inteiramente responsáveis por nós mesmos, onde não existe valores, crenças, atitudes e pensamentos pré-determinados em nossa vida.

 

Damos sentido à nossa existência quando somos guiados e desenvolvidos por nossas próprias escolhas ao longo da vida, sem que haja um “destino como alguns costumam dizer. E para não anular completamente essa palavra, podemos dizer que nenhum ser humano é idêntico, somos diferentes uns dos outros em aspectos psicológicos e comportamentais, fazendo com que tenhamos habilidades distintas em muitas áreas da vida, nos inclinando desde pequenos a futuros um tanto previsíveis.

 

Entretanto, estamos a todo momento tomando escolhas, inclusive quando estamos deitados em uma cama há duas horas navegando em alguma rede social.

 

E, apesar de parecer um pensamento animador dizer que somos totalmente responsáveis por nós mesmos, vale lembrar que não escolhemos isso, por isso Sartre diz estarmos condenados. Não há como culpar os outros por nossas atitudes e escolhas. Por isso, é importante entender o peso de nossa própria existência e tomar partido a partir disso, escolhendo se vamos desperdiçar ou não algo que foi dado a nós.

 

O PODER DA DECISÃO

 

Muitos escolhem aceitar seu próprio destino”, onde acreditam que não há nada que possa mudar a linha de chegada para eles; simplesmente desistem. Isso é uma das consequências de possuir muitos pensamentos abstratos, sem crer que somos donos de nós mesmos em qualquer aspecto, e isso pode ser um super-poder para quem souber usar.

 

Escolher o sentido de nossa vida, as pessoas com quem queremos dividir ela e como seremos bons pais para nossos filhos é uma dádiva que nem todos aproveitam, mas há como mudar isso quando tomamos consciência de nossas falhas e virtudes, melhorando umas e aperfeiçoando outras.

 

Não elimine as abstrações da vida, a imaginação é o maior poder da humanidade, e nela não deve haver somente pensamentos racionais e céticos, muito pelo contrário. Um dos maiores exemplos que devemos conservar a partir disso são as religiões, que mesmo sendo algo intangível e inexplicável para muitas pessoas, é onde elas se fundamentam para ter uma vida plena, e não tem nada de errado. O que queremos dizer com o pensamento existencialista de Sartre é que a vida pode ser moldada à nossa escolha, e somos unicamente responsáveis se ela for ruim ou boa no final.

 

CONCLUSÃO

 

Apesar de parecer óbvio dizer que somos donos do nosso próprio destino”, ainda sim muitos esperam um ato milagroso, um despertar involuntário ou até mesmo que apareça alguém muito generoso a mudar sua vida de uma hora para outra. Em poucos casos, existe o poder da sorte e ela é apenas uma coadjuvante nessas histórias.

 

Com ou sem sorte, fato é que podemos mover montanhas, o que muda é a forma como fazemos isso. Pense em sua vida daqui a 1 ano ou 50 e o que enxerga agora você mesmo pode construir.

 

QUER SABER MAIS SOBRE FILOSOFIA E AUTODESENVOLVIMENTO?

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber mais desses conteúdos direto no seu e-mail. Ficaremos felizes em ajudar você a buscar a sua melhor versão!

Nos encontramos por aqui. Até mais!

Categories: Filosofia

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *